“Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele.” Henry Ford

Arquivo para 31/03/2011

Alerta: Pare e repare, o Etnocentrismo esta ao seu redor ou até dentro de você. ( Luísa Murta )

 

Eu já estava super preocupada aqui, pensando em como eu sou uma inútil sem criatividade, por não ter idéia do que postar nesse blog de sociologia. Tive dois trabalhos de sociologia para fazer, e foi então que lendo a apostila de sociologia, vi um assunto que me chamou muito a atenção. O Etnocentrismo. E esse é o meu assunto dessa semana. Eu particularmente, gostei muito ao pesquisar sobre o Etnocentrismo, pois ele engloba muitos assuntos antigos e atuais. Agora chega de introdução, e vamos ao objetivo.

Para quem não sabe o Etnocentrismo avalia o outro sobre a sua óptica fazendo um julgamento de inferioridade ou superioridade diante de valores culturais e morais. O Etnocentrismo tem uma visão de mundo com dificuldade de aceitar as diversidades do outro, por isso ele engloba vários assuntos, como o preconceito, o valores que cada sociedade impõe, que o capitalismo impõe, as guerras, o egoísmo, e etc.

Etnocentrismo é algo muito praticado hoje em dia, por quase todas as pessoas. Quando achamos que somos melhores que os outros, quando não respeitamos as diferenças, e a individualidade, estamos praticando o Etnocentrismo. Achar que nossa raça, nosso país, ou nosso grupo é superior a outro, isso é etnocentrismo. O etnocentrismo esta por toda parte hoje em dia, e esta por trás de grandes problemas, como o bullying, a exploração de trabalho e a diferença da classe social. Essa pratica pode causar sérios danos, e destruir outros povos. Uma das razões da existência do etnocentrismo é que muitas pessoas fazem um pré-julgamento sobre, as outras pessoas, ou sobre a cultura, ou sobre o país, ou seja, julga antes de realmente conhecer a fundo. O preconceito, o racismo e todo o tipo de discriminação esta dentro do etnocentrismo, e isso já se faz presente a muito tempo no mundo. Quando os povos eram escravizados e subjugados, era uma forma de etnocentrismo. Estudamos em historia, como os colonizadores queriam impor sua religião para os índios, por exemplo, pois eles os consideravam não civilizados, achavam que sua forma de cultura era errada, e que a deles sim, europeus, era a certa. O mundo de antigamente, como o de hoje, se tornou por assim dizer, indefeso. Citei a escravidão que é algo de anos atrás, mas com o passar dos anos, isso não mudou. Com o passar das décadas, mesmo com o avanço da tecnologia, a melhora no padrão de vida das sociedades surgiram ditadores que se achavam de uma raça superior, como o (tão odiado, pelo menos por mim) Hitler e sua soberania, e hoje em dia assim como antigamente os Estados Unidos ainda se considera o melhor país do mundo! Temos também o preconceito entre etnias iguais e diferentes. A homofobia, discriminação contra homossexuais, é sim, uma forma de etnocentrismo. Não se deve julgar uma pessoa, pela sua opção sexual, e sim por seu caráter. Uma pessoa pode ter índoles boas, ou más, sendo homossexual ou hétero, sendo branco, negro, ou asiático, ou rico ou pobre. E então com um pré-julgamento, e uma generalização, pessoas são classificadas em grupos. Como por exemplo, acontece no bullying. Pessoas passam a ser chamadas de caretas, patricinhas, nordestinos, nerds, gay, etc.

Durante a minha pesquisa sobre etnocentrismo, que realmente me chamou muito atenção, e me deixou muito intrigada, descobri filmes, que tem cenas em que podemos dar como exemplo o etnocentrismo, como: no filme Alexandre o grande. O personagem principal vai conquistando terras e mais terras e vai tendo problemas culturais, também no filme As cruzadas, com o propósito de levar a palavra de Deus aos “bárbaros”.

São incontáveis as vezes que uma cultura, foi sub-julgada por outra, como por exemplo: Bush que continuou achando que o Iraque precisava de uma democracia, e a chamada “democratização” daquele país está o destruindo. E mesmo assim, infelizmente não aprendemos com isso.

O Etnocentrismo, engloba todos os tipos de preconceitos, e pensamentos de superioridade, pois ao meu ver, todos tem a mesma raiz, é a ação dos seres humanos de sempre julgar o próximo, e de muitas vezes querer que tudo seja igual, tenha um padrão do que é certo, e o que é errado, do que é bonito e o que é feio, do que é simples e o que é sofisticado, quando na verdade, nada é igual, tudo, e sim, tudo sem exceção, por mais semelhante que possa parecer, pode ter certeza, é diferente em algum detalhe.

Muito de vocês podem rir agora do que eu vou falar mas, eu me lembro muito bem do desenho da disney do Tarzan, quando ele pergunta para o seu pai gorila, assim: “Porque com a diferença você se sente ameaçado?” E não é isso mesmo que acontece? Como eu vi em um vídeo, e concordo totalmente “Nós temos que começar a conhecer a diferença não como ameaça a ser destruída, mas como alternativa a ser preservada.”

Devemos dizer não aos preconceitos, e a intolerância, e deixar de fazer com os outros o que não gostaríamos que fizessem conosco.

Bom, para complementar, vocês sabem como eu sou muito conectada a música, e relaciono tudo a ela, eu achei uma música um pouco antiga do Black Eyed Peas, que tem tudo a ver com isso, tudo mesmo, eu fiquei até emocionada. Diferente do meu outro post, dessa vez essa música não me inspirou para o assunto, mas essa música com certeza pode ser usada como trilha sonora, ajudando a refletir sobre ele. Esta ai o vídeo com a tradução. Se você chegou aqui, é porque teve paciência de ler tudo isso, e eu agradeço muito por sua atenção.

 

Luísa Murta, 25

212Mb

 

Pensamentos dentro do capitalismo? (Francine Duque)

 

“Ninguem pode notar estao muito ocupados pra pensar” Raul Seixas

Estava procurando uma frase para a ” frase da semana” e acabei encontrando está frase que apesar d’eu não saber muito este estilo Raul Seixas de ser, cantar e passar as mensagens que ele ja passou.. No entanto indo mais além do que isso.. parei para pensar justamente na parte em que diz assim “estão muito ocupados pra pensar”, então parei, fiquei pensando por que essa frase me tocou e ligando a a cultura de massificação e o capitalismo compreendi que é praticamente impossivel se pensar em uma sociedade como a do Brasil, por que se por algum acaso o seu pensamento foi muito radical você é jogado à margem, essa é a principal caracteristica do capitalismo atual , não deixar que tenhamos pensamentos que realmente queremos, por que quando você é “o diferente” as pessoas comentam, te olham, falam, fazem brincadeiras de mal gosto, reprimindo assim o seu modo de pensar e agir e isso é obra do capitalismo. Mas vontando na músicas, ocupados com o que? Muitas pessoas dizem que pensam muito, mas será que estas muitas pessoas param para realmente fazer um pensamento, mas que seja diferente, não um pensamento que todo mundo ja conhece e também ja pensou, um pensamento PRÓPRIO! É bem dificil, e sem percebermos reprimimos idéias novas que surgem por que isso é o que o capitalismo nos implantou.

 

Francine Duque – 212 MB