“Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele.” Henry Ford

Para quem não sabe, Aldeia Global é uma teoria criada por McLuhan. Ele acreditava que, enquanto a imprensa nos destribalizou, ou seja, nos separaram, os media eltrónicos estão a retribalizar-nos, ou seja, estão nos juntando de novo. Os media eletrônicos, como celular e internet, então a reconstituir uma tradição oral, pondo todos os nossos sentidos em jogo. O que nos afasta da visão linear e seqüencial do paradigma da imprensa.

A imprensa como jornais, revistas, televisão principalmente, estão condicionados a nos alienar, a nos fazer pensar da maneira que eles querem, a enxergar as coisas a partir da imagem que eles no mostram.

Mas, com o desenvolvimento do telefone, celular, e internet, por exemplo, as pessoas podem conversar, discutir opiniões, e modos de pensar, e ter diferentes visões sobre o mesmo assunto.  Assim não só se encontra aí uma nova visão multisensorial do mundo, mas agora também pessoas de qualquer parte deste podem comunicar como se vivessem numa aldeia.

A imprensa pode te manipular de certa forma, e Mcluhan é contra isso.

Mcluhan não acha que o que importa é o que é divulgado, mas sim acha que devemos considerar o meio, o modo como é divulgado.

A imprensa não é totalmente ruim. Como por exemplo, a televisão. Existem canais educativos, e com conteúdo, e muitas vezes nós, escolhemos não assistir. Nós devíamos abrir a mente para isso. A que damos mais importância.

Luísa Murta
212Mb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: